"Para ficar rico, vc pode ter nascido em berço de ouro, ou batalhar muito nessa vida, ou se casar com quem tenha muuuita grana, ou realizar grandes assaltos com crimes perfeitos...ou ser cagado mesmo!!!"
Foi com essa otima introdução que minha amiga Carol (leia-se Danah Lebah) me mostrou como foi a inusitada historia da composição do choro de cavaco mais famoso do mundo: O Brasileirinho.
O choro "Brasileirinho" foi composto em 1947 por Waldir Azevedo (1923-1980), a pedido de seu sobrinho de 10 anos, que queria que o tio tocasse para ele. Waldir resistiu, alegando que em casa só tinha um cavaquinho com uma corda - o cavaquinho bom estava na Rádio Clube do Brasil (Rio de Janeiro), onde desde 1945 ele tocava no regional do violonista Dilermando Reis -, mas acabou cedendo. Em função disso, o início da composição é todo tocado apenas na corda ré. Foi a primeira música feita por Waldir.
Pouco depois, Dilermando afastou-se da emissora, passando então Waldir a comandar o grupo. Tornou-se assim um dos primeiros, se não o primeiro, cavaquinistas a serem líderes de grupo, tirando o cavaco do eterno papel de coadjuvante e alçando-o ao primeiro plano no choro.

Pra saber mais sobre a historia da composição do chorinho (Sim. Tem muito mais), acesse o site "Brasileirinho" clicando na imagem acima.
2 comentários:
felipe tbm é cultura!!! ahuahauahuahua
Isso que eu ia falar asuhsauhsauas
Postar um comentário